Como fazer sabão em casa de forma fácil e objetiva



A produção de sabão em casa é uma importante maneira de preservar o meio ambiente, pois, quando  reutilizamos o óleo que antes era jogado na pia evitamos a contaminação de rios e efluentes, evitamos a morte de peixes por não conseguirem respirar, evitamos que certos seres se contaminem com certas doenças, além de tudo isso evitamos prejuízos em cadeia que a contaminação trás para todos nós.
Um outro ponto forte que pode ser atribuído a produção de sabão em casa está relacionado com a geração de renda. Podemos coletar facilmente rejeitos de óleo gerado por vizinhos e utilizar este óleo para produzir sabão e posteriormente este sabão pode ser vendido por um preço proporcional a sua qualidade. 
Quimicamente falando, a reação para produzir sabão é chamada de saponificação, onde tem-se a reação de um ácido graxo (óleo) e uma base (hidróxido de sódio/soda cáustica), esta reação produz o sabão de cozinha que conhecemos.
O procedimento que será mostrado a seguir para fazer sabão em casa foi adaptado para que se consiga executar os passos com coisas que podem ser encontrados em casa, adicionalmente, é possível aumentar ou diminuir a quantidade de produto (sabão) que se quer produzir, basta multiplicar os valores iniciais para a quantidade desejada de produto.

Materiais utilizados

·         200 mL de óleo morno
·         30 g de hidróxido de sódio (soda cáustica)
·         52 mL de água morna
·         5 mL de álcool


Procedimento

Iniciamos misturando os 30 g de soda cáustica com a água, posteriormente coloca-se todo o óleo morno dentro de uma garrafa PET e adiciona-se metade da solução de soda cáustica que foi feita anteriormente. A garrafa é fechada e agitada por cerca de 3 minutos, ao fim deste tempo abre-se a garrafa para que os gases produzidos sejam liberados. Por fim, adiciona-se o resto da solução de soda cáustica e o álcool, fecha a garrafa e agita por 5 minutos. A garrafa é aberta e deixada sob descanso por cerca de 4 dias para que o sabão possa ser utilizado com segurança.

OBS:

1°) 200 mL de óleo equivale a 4 copinhos de café
2°) 30 g de soda cáustica equivale a meio copinho de café
3°) 52 mL de água é aproximadamente 1 copo de café
4°) 5 mL é equivalente a 1 tampinha de garrafa cheia

O sabão produzido pode apresentar os seguintes aspectos:



Figura 1. Sabão com pH muito básico.


Figura 2. Sabão com o pH corrigido.





















Caso ocorra o mesmo que está sendo mostrado na figura 1, em que o sabão ficou muito branco (isso indica que o pH do sabão está muito básico) é recomendado que seja adicionado 15 mL de ácido acético (vinagre) quando se estiver fazendo o sabão, esste valor equivale a 3 tampinhas de garrafa bem cheia. A adição do vinagre é feita junto a adição do álcool, seguindo-se o procedimento apresentado.
Após 4 dias em descanso, o sabão pode ser utilizado normalmente nos serviços de limpeza de casa ou em qualquer outra tarefa em que o sabão pode ser requerido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aço inoxidável duplex: por que deste nome?

Como plotar gráficos com o origin

Síntese do [Ni(NH3)6]Cl2