Como plotar gráficos com o origin

O origin é um software onde é possível plotar gráficos, esta ferramenta é bem útil na carreira acadêmica e também em diversos setores empresariais. Por apresentar diversas ferramentas na interface muitas pessoas sentem um pouco de dificuldade de utilizar o origin para gerar gráficos e consequentemente gerar resultados e/ou respostas. Pensando nisso que foi feito esse pequeno tutorial, onde busca-se ensinar ao leitor de forma bem dinâmica como criar os mencionados gráficos.
Como exemplo para ser mostrado, foi escolhido um problema envolvendo a lei de diluição de Ostwald (o leitor não precisa saber sobre, apenas entender o conceito).

A equação acima representa a lei de diluição de Ostwald. Analisando a equação em questão pode-se notar que ela é bem parecida com a equação genérica de uma reta:


Comparando as duas equações apresentadas, pode-se concluir que ambas são semelhantes e sendo assim, podemos plotar um gráfico de Y(x) X x. Com relação aos dados, pode-se supor que a concentração ( c ) e a condutância molar ( Λ) são:








O uso do software inicia-se com a tela igual a imagem mostrada a seguir:



A primeira que deve ser feita é maximizar a janela que está na parte central da tela e adicionar novas colunas. A adição de colunas é feita na opção destacada na seguinte figura:



A próxima etapa é nomear as colunas e adicionar a função matemática, isto é feito clicando-se duas vezes A(X) e/ou B(X). Para adicionar a função matemática segue-se os seguintes passos:









Após criar as funções matemáticas e ter em mãos todos os dados necessários para plotar o gráfico, adiciona-se uma nova folha para colocar exclusivamente os dados dos eixos do gráfico. Para adicionar a nova folha basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “ add new sheet”.







Finalmente, coloca-se os dados na nova folha. Lembrando que A(X) representa o eixo (X) e para este eixo fica os dados de C*Λ, enquanto que B(Y) representa o eixo (Y), para este eixo utiliza-se os dados de 1/Λ.

OBS: Vale lembrar que se pretende criar um gráfico linear utilizando a lei de Ostwald e alguns dados de concentração e condutância molar.

Os dados nos eixos devem apresentar os seguintes valores:




Finalmente, deve-se ir na opção “plot”e em seguida clica-se em “line + symbol” e depois nesta mesma opção que aparece logo depois (novamente). Depois de clicar na opção mencionada aparece uma opção para escolher os eixos, basta selecionar os eixos corretamente de acordo com a equação apresentada e mencionada:






Caso o leitor tenha seguido todas as instruções corretamente conseguirá reproduzir um gráfico como o que está representado a seguir:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aço inoxidável duplex: por que deste nome?

Síntese do [Ni(NH3)6]Cl2