como sintetizar aspirina
A aspirina é um medicamento mundialmente conhecido e está no mercado dos fármacos desde o final do século XIX, além disso, a aspirina está inclusa no grupo dos anti-inflamatórios, ou seja, sua principal função é atuar no combate a inflamações.
Dependendo da dose que um enfermo ingerir, a aspirina pode apresentar princípios ativos distintos, tais como: Analgésico, antipirético, anti-inflamatórios ou até mesmo a inibição da ação de plaquetas no sangue.
A síntese de aspirina não é um prática difícil, entretanto, ela é um pouco demorada e alguns de seus reagentes podem ser difíceis de serem encontrados Para realizar esta síntese de aspirina, vamos precisar dos seguintes reagentes e instrumentos:
- 8 ml de anidrido acético
- 6 gramas de ácido salicílico
- Acido Sulfúrico
- Etanol
- Água destilada
- Gelo
- Erlenmeyer de 125 ml
- Pipeta de Pasteur
- Alguns béqueres
- Funil de papel
- Bastão de vidro
- Balança analítica
Iniciamos a síntese misturando o anidrido acético com o ácido salicílico no erlenmeyer e logo em seguida adicionamos 10 gotas de ácido sulfúrico com a pipeta de Pasteur.
Agora aquecemos a solução em banho maria para dissolver a mistura. Depois que a mistura estiver completamente dissolvida, pegaremos a solução e deixaremos em descanso no banho de gelo até que a solução cristalize.
Após solução ser cristalizada, filtramos o nosso produto e em seguida misturamos este produto com 20 ml de etanol e aquecemos novamente no banho maria para dissolver todo o sólido por completo.
Em seguida o produto é filtrado novamente e durante a filtragem ele deve ser lavado com álcool a quente.
Se quisermos obter uma aspirina com menos impurezas podemos repetir a etapa da diluição com álcool e filtrar novamente, desta forma teremos uma aspirina mais pura.
Como podemos ver na figura acima, a aspirina da amostra mais abaixo apresenta aspecto de floco, isto acontece porque ela foi dissolvida mais de uma vez no álcool ,dizemos que ela foi recristalizada, enquanto que a amostra mais acima na mesma figura foi dissolvida apenas uma vez.
De uma forma mais direta, na síntese da aspirina que acabou de ser concluída, tivemos a seguinte reação química:
Quimicamente falando, temos a molécula do anidrido acético:
Um dos oxigênios das duplas ligações do anidrido acético ataca um hidrogênio do ácido sulfúrico, que tem a função de catalizador. Esta reação produzirá um carbocátion no anidrido acético que consequentemente, vai deixar a sua molécula instável e vai reagir de forma a tentar encontrar uma estabilidade, em outras palavras, ela vai reagir com o ácido salicílico:
Esta reação, como já sabemos, nos dará como produto a aspirina(ácido acetil salicílico):
e o outro produto da reação é o ácido etanóico(ácido acético):








Comentários
Postar um comentário